CIEEH
Palestrantes
Currículo Resumido dos Palestrantes


Dra. Anita Liberasso Neri
Professora Titular na Faculdade de Educação da Unicamp (1995), obteve os títulos de Livre Docente em Educação pela Unicamp (1988) e de Doutora e Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, respectivamente em 1972 e 1975. É graduada em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes e licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras Nossa Senhora do Patrocínio de Itu. Foi Cientista Visitante no Institudo Max Planck for Human Development and Education em Berlim, Alemanha, em 1994 e 1998. Introduziu o paradigma lifespan em Psicologia e em Gerontologia no Brasil. Seus interesses em pesquisa nos campos da Psicologia do Envelhecimento e da Gerontologia incluem: bem-estar psicológico, mecanismos de auto-regulação do self, atitudes em relação à velhice, fragilidade e paradigma lifespan.

Dra. Dagmara Wozniak
Possui doutorado em Psicologia e mestrado em Gerontologia pela Universidade de Heidelberg/ Alemanha (respectivamente em 2011 e 2005). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Envelhecimento e Gerontologia. Seus interesses em pesquisa incluem: bem-estar psicológico, envelhecimento bem-sucedido e seus determinantes, recursos pessoais e infraestruturais que caracterizam o envelhecimento bem-sucedido, estratégias adaptativas no envelhecimento, desenvolvimento cognitivo, longevidade/centenários, tanatologia.

Dra. Elis Cristina Araujo Eleutherio
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), com Mestrado (1992) e Doutorado (1997) em Bioquímica pela mesma Universidade. Atualmente é Professor Associado da UFRJ, onde coordena o Laboratório de Investigação de Fatores de Estresse (LIFE) do Departamento de Bioquímica / Instituto de Química. Foi Chefe do Departamento de Bioquímica, entre 2008 e 2010. É membro da Comissão Deliberativa do programa de Pós-graduação de Bioquímica da UFRJ. Atua nas áreas de Metabolismo e Bioenergética, Biologia Molecular e Radicais Livres, com ênfase na resposta apresentada pela levedura Saccharomyces cerevisiae às várias condições de estresse, tais como presença de oxidantes, metais pesados, xenobióticos, aumento de temperatura, altas concentrações de etanol e osmolaridade. Possui projetos de colaborações com Universidades nacionais (UNB, UFRGS, USP, UCS, UFL) e internacionais (Universidade do Porto, Universidade Nova Lisboa - Portugal, CIO-CNIC - Cuba), financiados pela CAPES (FCT, MES, PROCAD) e CNPq. É membro participante do projeto BIOETANOL, financiado pelo FINEP, e do PROETHANOL2G, consórcio BR-EU, visando o desenvolvimento de tecnologia para a produção de etanol a partir de hidrolisados de bagaço e da palha da cana-de-açúcar. É coordenadora científica e coordenadora setorial da área de Engenharia Metabólica da Rede Nacional de Pesquisa em Leveduras que visa o aprimoramento de linhagens de S. cerevisiae para melhoria da eficiência do processo de produção de etanol, projeto financiado pelo CNPq.

Dr. Henrique Manuel Pires Teixeira Gil

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Desempenha atualmente funções docentes como professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal) onde leciona unidades curriculares no âmbito da aplicação das TIC em gerontologia, em educação, em serviço social e em atividade física. Leciona ainda unidades curriculares relacionadas com a organização educativa e desenvolvimento curricular ao nível da formação de professores. É também Coordenador de Cursos de Mestrado e membro das respetivas Comissões Científicas. Possui uma licenciatura em Biologia – Ramo educacional, pela Universidade de Coimbra e fez o Mestrado em Ciências da Educação na Área de Análise e Organização do Ensino na Universidade de Lisboa. Posteriormente, obteve o grau de Doctor of Philosophy (PhD) pela University of Exeter – Reino Unido. Atualmente encontra-se a realizar um Pós-Doutoramento na Universidade Técnica de Lisboa relacionado com a «Utilização das TIC pelos cidadãos mais idosos na região de Castelo Branco e a sua relação com a e-Saúde e com o e-Governo Local». Desenvolve atividades de investigação como membro integrado no CAPP (Centro de Administração e Políticas Públicas) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e no Centro de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na qualidade de Colaborador. Pertence a várias entidades e revistas científicas internacionais e nacionais e colabora na organização de eventos, comissões científicas e como referee. Tem publicados inúmeros artigos científicos relacionados com a utilização das TIC na formação de professores e na sua aplicação a determinados grupos de atividades e, atualmente, sobre os cidadãos mais idosos. É ainda Presidente do Conselho Diretivo da ARIPESE (Associação Nacional de Reflexão e Intervenção nas Políticas Educativas das Escolas Superiores de Educação) e é o responsável institucional do Instituto Politécnico de Castelo Branco no âmbito do e-Learning.

Dra. Irani Argimon
Irani Iracema de Lima Argimon é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), especialista em Toxicologia Aplicada pela mesma instituição (1990). Possuiu mestrado em Educação (PUCRS, 1997) e Doutorado em Psicologia (PUCRS, 2002). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital, do PPGP da PUCRS desde 2004. Professora dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Avaliação Psicológica e Validação e Normatização de Instrumentos Psicológicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ciclo Vital, Envelhecimento Humano, Aspectos Cognitivos, Dependência Química, etc.
Dr. Jhoannes Doll
Possui graduação em Teologia Católica - Universitat Tuebingen (Eberhard-Karls) (1988), graduação em Educação - Erziehungswissenschaftliche Hochschule Landau (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Educação - Universitat Koblenz Landau (2001). É especialista em Gerontologia pela Universidade de Heidelberg, Alemanha. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, educação, gerontologia, trabalhadores mais velhos e informática.
Dra. Luísa Vaqueiro Lopes
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Born in Lisbon, 1975. In 1998 completed a degree in biochemistry by the Faculdade de Ciências de Lisboa; soon preferred the neurochemistry field, in particular in the brain area involved in learning and memory – the hippocampus. During the PhD work (2000-2003), carried out between the University of Lisbon, University of Cambridge and the Karolinska Institute in Stockholm, has detailed the role of a specific receptor for adenosine (A2A subtype) in the aged hippocampus. In 2003 moved to Lausanne, for a postdoc, to gain experience on using chronic stress models as means to study anxiety and depression. After three years in Switzerland, returned to Portugal as a postdoc, becoming in 2008 a staff scientist of the Instituto de Medicina Molecular. Presently is interested on the consequences of stress for the hippocampus.

Dr. Rodolfo Herberto Schneider
Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), residência médica em Clínica Médica-Geriatria pelo Hospital São Lucas da PUCRS (1992-1994), título de especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2008), Habilitação em Densitometria Óssea pela Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica, Colégio Brasileiro de Radiologia (1996), International Society for Clinical Densitometry (2006), Certificado de Atuação na Área de Densitometria Óssea da Associação Médica Brasileira e Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Certificado de Atuação na Área de Densitometria Óssea pelo Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, mestrado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor e membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Membro da Comissão Científica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS. Coordenador do Doutorado Interinstitucional (Dinter) do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da PUCRS e a Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS. Membro do Comitê de Ética do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (CEDECIT). Coordenador do Programa de Residência Médica em Geriatria do Hospital São Lucas da PUCRS e Chefe do Serviço de Geriatria do Hospital São Lucas da PUCRS. É responsável técnico do Laboratório de Densitometria Óssea do Hospital São Lucas da PUCRS. Pesquisador responsável pelo Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Osteomuscular e Osteoporose (GEOMO). Tem experiência nas áreas de Medicina e Pesquisa, com ênfase em Geriatria e Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geriatria clínica, envelhecimento, qualidade de vida, aspectos psicológicos do envelhecimento, envelhecimento muscular, metabolismo ósseo, osteoporose e densitometria óssea.
Dr. Sergio Trujillo García
Estudios básicos: Psicólogo y Magister en Educación de la Pontificia Universidad Javeriana. Especialista en Gerencia de Recursos Humanos de la Escuela de Administración de Negocios. Estudios de Maestría en Filosofía en la Pontificia Universidad Javeriana.
Experiencia docente: Profesor de Psicología del Joven y el Adulto, Desarrollo y Procesos Socio Morales, Genealogía de la Psicología y de lo Psicológico, en la Facultad de Psicología de la Pontificia Universidad Javeriana, en donde también es Coordinador de la práctica para estudiantes de últimos años: “Énfasis en Biografía y Sentido Vital” con personas mayores.
Profesor de Psicología del Desarrollo y Psicología Educativa en la Facultad de Teología de la Pontificia Universidad Javeriana.
Profesor de Desarrollo de la Pareja y la Familia en el Doctorado y en la Maestría en Derecho Canónico de la Pontificia Universidad Javeriana.
Fue profesor en la Universidad de la Sabana, la Fundación Universitaria los Libertadores, la Escuela de Administración de Negocios.
Ha sido invitado como conferencista a diversos congresos nacionales e internacionales sobre envejecimiento y vejez.
Experiencia investigativa: Investigador principal en el proyecto “Componentes psicológicos de la calidad de la vida en la vejez”.
Miembro del Grupo de Investigación Resilio en donde fue coinvestigador en el proyecto “Caracterización de la resiliencia en catorce universidades colombianas” y actualmente es investigador principal en el proyecto sobre “Biografía, resiliencia y sentido de vida en la vejez”.
Escritor del libro “La sujetualidad: un argumento para implicar. Propuesta para una pedagogía de los afectos”.
Autor de numerosos artículos para revistas indexadas y capítulos de libro sobre desarrollo, envejecimiento, calidad de vida en la vejez, pedagogía, resiliencia, desarrollo moral, sentido de vida, espiritualidad, orientación temporal de la personalidad y epistemología de la psicología.
Editor y coautor de los libros colectivos: “Historias y debates de las psicologías en Colombia” y “Ensayos iberoamericanos sobre libertad y psicología”.
Director de numerosos trabajos de grado acerca de sus áreas de interés y evaluador de trabajos de grado en pregrado y posgrado así como de artículos para revistas indexadas.

Dr. Tiago Fleming Outeiro

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Licenciou-se em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e foi estudante Erasmus na Universidade de Leeds, no Reino Unido. Fez depois a sua tese de Doutoramento no Whitehead Institute for Biomedical Research, MIT, nos EUA, onde desenvolveu o primeiro modelo em levedura para doença de Parkinson. Depois trabalhou como Investigador e Consultor na empresa de biotecnologia que ajudou a criar, FoldRx Pharmaceuticals, também nos EUA.
Seguidamente fez o seu pós-Doutoramento no Departamento de Neurologia do Hospital Geral de Massachusetts, Harvard Medical School, onde se focou no estudo de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.
Serviu como Presidente da Portuguese American PostGraduate Society (PAPS) em 2005-2006, e como chairman em 2006-2007. Presentemente é vice-Presidente do Fórum Internacional de Investigadores Portugueses (FIIP) e sub-director do jornal Ciência Hoje (www.cienciahoje.pt).
Tiago Outeiro é Professor de Fisiologia na Faculdade de Medicina de Lisboa e director da Unidade de Neurociência Celular e Molecular no Instituto de Medicina Molecular (IMM). Actualmente e Professor Catedratico e director do Departamento de Neurodegeneracao na University Medizin Goettingen, Alemanha, onde o seu grupo se dedica ao estudo da base molecular de doenças neurodegenerativas, com o objectivo de desenvolver novas terapêuticas.
Dra. Yeda Aparecida de Oliveira Duarte
Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP (1982), mestrado (1996) e doutorado (2001) em Enfermagem pela Universidade de São Paulo - área:Gerontologia. Pós Doutorado em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública da USP com estágio no Sealy Center on Aging - University of Texas Medical Brunch (2005). Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo. É pesquisadora do Estudo SABE - Saúde, Bem estar e Envelhecimento, estudo longitudinal sobre as condições de vida e saúde dos idosos residentes no Municipio de São Paulo. Coordenou o Estudo longitudinal sobre os determinantes de fragilidade em pessoas idosas em velhice avançada. Foi responsável pela criação do primeiro Curso de Graduação em Gerontologia sediado na Universidade de São Paulo. É co-lider do Grupo de pesquisa "Saúde Pública e Envelhecimento". Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Geriatria e Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, assistência domiciliária, estudo sabe, envelhecimento e gerontologia.
 
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